sábado, 28 de novembro de 2009

Análise de recursos da web

Entre os sites disponíveis para análise, gostei muito do site "redescola kids" com o endereço: www.redescola.com.br , pois o mesmo apresenta vários links com recursos para trabalhar com crianças de primeira fase de ensino fundamental em diversas disciplinas, e ainda proporciona interatividade dos alunos com a internet, não sendo simplesmente um recurso de pesquisa.
Outro site que me chamou a atenção foi o "infopedagogica", com o endereço: www.infopedagogica.com.br
O site apresenta recursos de entretenimentos educativos e tambem possui vários recursos que podem ser explorados por professores de ciências, geografia, matemática, química, fisica, língua portuguesa, história e artes visuais.
O site ainda disponibiliza sugestões de outros sites educativos, muito ricos tanto para professores de ensino fundamental em primeira e segunda fases, como para professores de ensino médio, nos quais os alunos podem pesquisar e interagir com criatividade, explorando a web.
Uma atividade sugestiva para trabalhar com meus alunos em Língua Portuguesa seria explorar um link sobre "vícios de linguagem", disponível no site "infopedagogica", os alunos seriam orientados a ler as definições no site, e após, procurar textos, na própria web, em que houvesses esses vícios de linguagem.
Mas, esse é apenas um exemplo, há inúmeras formas de trabalhar com os recursos disponíveis nestes sites, depende da criatividade do educador.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Diário de Bordo


Em nossa aula do dia 05/11/2009, começamos com as utilizações dos recursos do google (buscar imagens, docs, adicionar livros à biblioteca, etc.).
Estes recursos nos possibilitarão a ter mais facilidade em publicar nossos arquivos na internet.
No segundo momento, vimos sobre a criação de blogs, página pessoal e interativa disponível na internet, para maior comunicação com nossos alunos e comunidade virtual. E principalmente para interagirmos com os ministrantes do curso, tirar dúvidas e realizar tarefas propostas.
Já que na era digital em que estamos, nossos jovens se interessam muito mais pelo mundo cibernético, temos certeza que esse curso nos capacitará para melhor interagir com nossos alunos, e nos possibilitará uma linguagem mais próxima à deles.