quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Quadro cognitivo

Segundo a Wikipédia - A enciclopédia livre na internet - "o projeto de aprendizagem é uma pedagogia construtivista que tem como propósito promover aprendizado profundo através de um enfoque baseado em indagações para engajar os alunos com questões e conflitos que sejam ricos, reais e relevantes a suas vidas."
Com base nesta afirmação e nas questões questões comentadas durante o presencial sobre Projeto de Aprendizagem temos:
Certezas Provisórias:
- Um projeto de aprendizagem tem a finalidade de esclarecer questões de interesse dos estudantes;
- É a realização de um conjunto de ações, denominadas - etapas, onde cada etapa gera resultados;
- O resultado dessas etapas deve ser publicado para que haja novas trocas de conhecimento.
Dúvidas Temporárias:
- Quais os critérios que devemos seguir para escolher os temas e as questões adequadas às necessidades dos alunos?
- A escola ou o professor pode permitir ao aluno escolher o tema e a questão que vai gerar o desenvolvimento de um projeto?
- Qual diversidade metodológica pode ser inserida em um projeto de aprendizagem?

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Diário de bordo das semanas de 10/11 a 06/12/2009

DIÁRIO DE BORDO DO MÓDULO 3
No módulo 3 discutimos sobre letramento digital e conteúdos digitais disponíveis na internet, bem como recursos disponíveis na internet que facilitam nossa atividade docente.
A primeira atividade foi a leitura do texto – “Letramento Digital e Ensino”
de Antonio Carlos dos Santos Xavier, que nos deu base para discutir sobre algumas questões disponíveis em um link no blog do curso.
Em nossa segunda atividade à distância, também nos utilizamos da leitura de um pequeno texto disponível no blog do curso, e depois partimos para uma postagem em nosso blog com o tema – Análise de recursos da web.
Nossa última atividade do módulo 3 foi partir para a prática. Exercitamos a questão do planejamento, incluindo no mesmo os recursos que a web nos disponibiliza. Aprendemos a disponibilizar documentos na web através do Google Doc, etc.
Nas primeiras atividades eu não tive muita dificuldade, pois se trataram de exercícios em que eu já estava familiarizada, pois de vez em quando já planejava minhas aulas utilizando recursos da web.
Porém, para realizar a última atividade eu tive dificuldade no fato de que nunca havia disponibilizado nada na web através do Google Doc, e portanto tive diversas dúvidas, que foram sanadas com leituras dos comentários postados pela professora e colegas no espaço – “mural de recados” e “tire suas dúvidas aqui”, disponíveis no blog do curso Dinamizando com Competência.
Portanto, posso dizer que o curso está sendo de muito proveito para todos os dinamizadores de laboratórios de informática, que tem se esforçado para a realização das atividades propostas, mesmo que com um certo atraso, como foi no meu caso, devido à dúvidas ou a falta de acesso à internet. Mas temos uma professora que nos orienta com total clareza e facilita nossa aprendizagem ao disponibilizar orientações em uma linguagem bem simples, de rápido entendimento.